Receitas inovadoras a base de erva-mate - Nica por aí

Receitas inovadoras a base de erva-mate

  • terça-feira, outubro 26, 2021
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments

Gastronomia será destaque na 10ª edição da Turismate

Usar a erva mate como ingrediente básico de receitas da gastronomia em preparos doces salgados e bebidas, será uma das atrações da Turismate, Festa da Erva-Mate promovida a cada dois anos na cidade de Ilópolis e que será digital em 2021, entre os dias 11 e 14 de novembro. Para tanto, dez chefs e sommeliers foram convidados a participar deste desafio. Eles receberão kits de erva-mate para o preparo do prato, que será apresentado em lives durante o evento.

De acordo com uma das organizadoras do espaço gastronômico, Carla Saueressig, a erva-mate ultrapassou os limites da cuia do chimarrão e invadiu as receitas de chefs no país, tanto no preparo de bebidas quanto de pratos especiais.

“Convidamos oito chefs e sommeliers para apresentarem pratos e bebidas com um toque de regionalismo. A proposta é que eles desenvolvam receitas que tenham como ingrediente a erva-mate. Nosso objetivo é incentivar o uso do produto na cozinha”, aponta Carla.

Os nomes confirmados para o espaço gastronômico foram dos chefs, Fred Caffarena, Rodrigo Bellora, Marcos Livi, Helena Rizzo, Saiko Desu, Manu Buffara, Rodrigo Oliveira, Paulo Machado. Para o preparo de drinques, teremos a presença do mixologista Rodolfo Bob e Cia dos Fermentados com Léo e Fernando.

Ainda para reforçar mais as possibilidades da Ilex, o livro "365 com Erva-mate", um compilado de receitas de um trabalho desenvolvido no município, ao longo de muitos anos, em sua 4ª edição, está disponível para download no site da Turismate.

A realização da Turismate é de uma parceria entre Associação de Amigos da Erva-mate do Vale do Taquari e Prefeitura Municipal de Ilópolis. Mais informações podem ser obtidas por meio do site oficial do evento: www.turismate.com.br.



Sagu de erva-mate com hibiscos e com carambolas


Lombo de Cordeiro defumado na folha estacionado no musseline de feijão branco, com matemacha mil folhas de mandioca e nori de mate e molho de mate extraído a frio


Gostou do post? Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos. Nos acompanhe nas redes sociais:

Nasci em Brasília, mas morei 6 anos em Ottawa no Canadá. Já tive o prazer de conhecer mais de 90 lugares e 13 países. E foi essa minha paixão por culturas novas que me levaram a começar a compartilhar as minhas aventuras na internet.

You Might Also Like

0 comments